Laguna



É a segunda cidade mais antiga do estado de Santa Catarina, mantendo algumas construções preservadas no centro histórico. Tem praias, como a do Cardoso que é ponto de partida dos navios pesqueiros pro alto mar.

 

Praias:

 

Cigana: só se tem acesso de balsa. A praia tem pequenas dunas, é quase deserta, sendo mais freqüentada por banhistas.

 

do Cardoso: o acesso é feito por balsa, o que faz com que ela seja mais deserta que as centrais. É muito procurada para a prática de esportes náuticos e aquáticos.

 

Prainha: praia pequena com ondas fortes, muito freqüentada por surfistas, fica no centro do povoado dos pescadores.

 

Grande: praia com larga faixa de areia, o que facilita a prática do sandboard.

 

Galheta: tem muitos bares e restaurantes, bem movimentada, freqüentada por surfistas e turistas. As dunas da praia vivem mudando de lugar.

 

Ipuã: ela dá acesso à praia Teresa, é marcada por ter muitas casas de veraneio.

 

Teresa: praia pequena e calma, atrai os moradores das cidades vizinhas que vão para suas casas de veraneio em busca de descanso.

 

Siri: seu acesso é feito a pé por Gravatá; a praia é cercada por morros e tem um costão de quase 40m de altura. Boa para o surf.

 

Gravatá: o acesso é feito pela trilha dos Butiazeiros. Praia deserta, com ondas que atraem surfistas.

 

Ponta do Tamborete: do morro que e encontra na praia você consegue avistar outras praias de Laguna. Muito visitada por campistas, surfistas e praticantes de pesca submarina.

 

Mar Grosso: são duas praias formadas pelos molhes, a praia da direita é a parte calma, onde as pessoas praticam vela e windsurf; e a ilustre pesca da tainha, onde os pescadores contam com a ajuda de golfinhos que atraem os cardumes e em troca ganham peixe; e a praia da esquerda que tem ondas fortes e atrai os surfistas.

 

do Iró: praia com pequena faixa de areia e, na parte sul a rara formação de granitos cor de rosa que entram no mar. Boa pra pesca de arremesso e pesca submarina.

 

do Gi: muito freqüentada pelos locais e surfistas. É extensa, com areia escura e pequenas dunas.

 

do Sol: separada da praia do Gi por um costão, é boa pra pesca. Tem areias claras.

 

Itapirubá: é dividida entre as cidades de Laguna e Imbituba, é boa pra surf.

© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual