Arraial do Cabo



Paraíso do Atlântico, como é chamada por seus habitantes, Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens de nosso litoral: dunas, restingas, lagoas, praias e costões paradisíacos. Toda esta natureza, junto com o jeito simples de seu povo, sua arquitetura e tamanho de cidade do interior, a apenas 140 Km do Rio de Janeiro, fazem desta cidade um convite ao turista. Mas para os mergulhadores Arraial revela um tesouro: seu fundo do mar. As praias de Arraial do Cabo são propícias ao banho de mar, a pesca e a prática de esportes náuticos. O clima é quente e úmido, com temperatura média de 25 graus no verão e entre 17 e 23 graus no inverno.

Praias:

Sudoeste: apresenta paisagem belíssima, com águas mornas, quase quentes e bem salgadas. É bom tirar um dia inteiro pra sua visita e ir em grupo, levando comida, pois é deserta. Como a praia é uma lagoa, não tem muita profundidade, é ótima para crianças.

Massambaba: são duas juntas têm 25km de extensão que se ligam a Praia Grande. É boa para pesca, surf e esportes náuticos.

Grande: é enorme, com 40km, o ideal para se visitar a praia inteira é o uso de um bugre. Possui extensa faixa de areia branca e fina, que forma dunas ótimas para esquiar. As águas são muito geladas e transparentes, mar bom pra surfar quando o mar está de ressaca, boa para jovens.

Brava: a faixa de areia só aparece na maré baixa, praia muito perigosa, preferida por sufistas e pescadores.

Prainhas: duas praias que quando a maré está alta formam uma só. As águas são super cristalinas e calmas, dando a impressão de uma piscina, para se ter acesso a praia pode-se fazer uma trilha vinda do Pontal do Atalaia, ou de barco pela Praia do Forno. Estando na ilha, vale a pena visitar a Caverna do Amor e o bar flutuante.

Farol: para visitá-la é necessária a autorização do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e um barco alugado, pois a praia fica localizada na Ilha de Cabo Frio ou do Farol.

Anjos: é ideal para idosos e crianças, já que suas águas são claras e de temperaturas quentes, além de calmas. Atrai atenção pelo constante vai e vem dos navios, traineiras e barcos de passeio.

Forno: praia de águas transparentes, mornas e esverdeadas, protegida pelo Morro do Forno. Existem duas opções para se chegar a praia, são elas: pela trilha que sai do Porto do Forno ou de barco.

Prainha: é a primeira visão que se tem ao se chegar a cidade. É uma enseada de mar tranquilo, raso e quente, de águas cristalinas num tom verde claro.

Pontal: lugar pra quem aprecia tranquilidade e sossego, a praia é própria pra pesca de arrastão. O mar é calmo, atraindo sufistas da região quando está virado.

Foguete: tem ondas fortes. A areia é clara e fina. As águas azuladas e frias. Um dos melhores trechos desta parte do litoral. Ainda pouca ocupada, tem algumas casas de veraneio. Ali acontecem campeonatos de surfe e o local é bom também para a pesca de linha. Ela liga Arraial a Cabo Frio.

© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual