Anchieta



Praias:

Praia Mãe-Bá ou Maimbá: é deserta, boa para pesca. Águas verdes e calmas. Areia amarelo escura,monazítica. À direita tem molhes e o Porto de Ubu. Perto dela está a Lagoa Maimbá.

Praia do Além: tem ondas próprias para surfar. Ao norte, até a Lagoa de Mãe-Bá, é cercada por falésias.

Praia do Ubu: tem recifes, vila de pescadores, fonte de água doce e castanheiros. Aqui teria caído o esquife do Padre Anchieta no traslado para Vitória. Daí ubu (homem caiu, em tupi). Do Pontal de Ubu tem-se uma vista panorâmica. Perto dali está a Lagoa do Surfe.

Praia de Parati: enseada, com areia amarelada, águas limpas, ondas fracas e algumas falésias. Tem colônia de pescadores. Boa para windsurfe e pesca de arremesso.

Praia de Guanabara: tem recifes, areia amarelada e grossa. Há um pequeno pesqueiro naufragado perto da praia que pode ser avistado na maré baixa.

Praia dos Castelhanos: é movimentada no verão. Larga, rasa, com ondas fracas, areia escura e batida, recifes e vegetação rasteira. A parte norte é deserta.

Praia de Anchieta: é urbana. Pouco procurada para banho, pois um rio torna suas águas turvas. Perto da Ponta dos Castelhanos é conhecida como Praia do Porto Velho (há um poço construído pelos jesuítas no séc. XVI).

Praias do Coqueiro, Balanço e Mar Vila: são enseadas com pedras nas extremidades. Têm ondas fracas, faixa estreita de areia escura e batida, costões e pedras no mar. Inhaúma, pequena vila de pescadores com acesso por estrada de terra.

Praias de Santa Helena, Namorados e Costa Azul: são pequenas, entre costões, com águas calmas e areia escura.

Praia de Pau Grande: é praticamente deserta, mas é boa para surfe e pesca.

Praia da Areia Preta (ou Ilmenita): urbana e com areia monazítica.

Praia de Acaiaca: é urbana e com quiosques no calçadão.

Praia Aghá: fica de frente para as ilhas do Meio, dos Cabritos e vista para a ilha dos Franceses (farol, caverna, mergulho e pesca de lagosta). É possível chegar até a Ilha do Meio a pé na maré baixa. Vista do Monte Aghá das praias da região e do Vale do Orobó.

Praia Gorda (ou Ponta do Aghá): é uma praia quase deserta e com ondas fracas. Ainda tem Itapemirim com suas praias Itaipava com vista para a Ilha dos Franceses.

© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual