Rio das Ostras



Praias:

Praia do Abricó: localizada paralelamente a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) a Praia do Abricó é bastante procurada por quem pratica pesca de anzol e pouco freqüentada por banhistas devido a profundidade de suas águas e relativa força das ondas que quebram junto da areia. Possui gramíneas junto a suas areias monazíticas. É a primeira praia da cidade, para quem vem por São Pedro D`Aldeia ou Casemiro de Abreu, limitando-se no lado esquerdo com a Praia Grande de Barra de São João e no lado direito com a Praia das Tartarugas.

Praia das Tartarugas: a praia recebeu esse nome por ser o habitat natural de tartarugas marinhas. O Projeto Tamar escolheu essa bela praia para preservar as espécies que corriam o risco de extinção. Com a implantação do projeto, os pescadores que antes caçavam as tartarugas para comer sua carne e ovos passaram a procurar e cuidar dos ninhos. Ponto de retorno das escunas que fazem passeios na orla e de pouso para helicópteros que tem saídas para vôos panorâmicos durante a alta temporada.

Praia do Bosque: alguns confundem a Praia do Bosque com a Praia do Centro por ser continuação da mesma. Possui quiosques em toda orla, aparelhos de ginástica e uma quadra de vôlei de areia onde acontecem campeonatos municipais e regionais. A praia recebe esse nome por estar localizada no bairro Bosque de Rio das Ostras. Uma área com vegetação preservada, onde até as suas ruas tem nomes de árvores. O nascer do sol ao som dos pássaros brincando nos galhos é deslumbrante. É o ponto de azaração nas praias mais próximas do Centro. Corpos e rostos bonitos desfilam nas suas areias atraindo olhares das moças e dos rapazes. Alguns quiosques possuem guarda-sol e cadeiras para um melhor conforto e atendimento aos turistas.

Praia da Joana: é uma das menos freqüentadas da cidade devido a sua localização um pouco distante das principais vias de acesso da cidade. Possui grande atrativos entre eles: a vista de belas ilhas que ficam muito próximas de suas areias, destacando-se a Ilha das Pombas que também é conhecida alguns como "Ilha do Coqueiró Só". Possui rochas nas exteremidades muito procuradas para a pesca de anzol.

Praia Virgem: mantém a aparência de praia deserta, o que a torna ainda mais bela. É a menos freqüentada do município por possuir águas bravas e profundidade considerável. É a que possui natureza mais preservada, com grande concentração de árvores plantas nativas. Presença de rochas em ambos os lados. À sua direita está a Praia da Joana e à esquerda a Praia das Areias Negras. De lá se avista a Ilha do Costa e também a Ilha das Pombas.

Praia do Remanso: situa-se no Costazul. Excelente para crianças pois as pedras que ali se encontram formam pequenas lagoas, possui areias monazíticas amareladas, águas mornas, esverdeadas e transparentes principalmente nos meses de verão. Em frente à praia está a Tocolândia com artesanato, horto e um pequeno playground.

Praia Costazul: nome de origem dado pelo Loteamento Costazul, o mais antigo da região com longa extensão de praias com nomes diversos geralmente semelhantes aos condomínios ou loteamentos existentes em sua orla, tais como: Praia da Caledônia, da Figueira, Jardim Bela Vista e outros. Com águas verdes transparentes e mornas situa-se entre entre a Praia do remanso e a Ponta de Itapebussus. Com sua paisagem belíssima impressiona a todos visitantes; Alguns trechos são propícios à prática do surf e mergulho.

© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual