Macaé



Praias:

Praias Carapebus e Grande: têm faixa estreita de areia clara e fina, com búzios rosados e coqueiros. O acesso é por terra (trilha): 20’ a pé. Lagoa de Carapebus tem água escura. Praia Grande, deserta, é a continuação de carapebus.

Praia Lagomar: tem ondas fracas e areia grossa e branca. Procurada para a pesca.

São José do Barreto: pode-se se avistar a praia da Rodovia Macaé-campos. Boa para pesca. Areia fina e solta. Vegetação de restinga. para a pesca. 

Praia da Barra: é poluída fica perto do Iate Clube e atrás do Hospital do Sase. Vista para o Arquipélago de Santana é formado por três ilhas: de Santana, do Francês e Ilhote Sul. Elas recebem proteção ambiental e por isso a visitação depende de autorização da Capitania dos Portos. As atrações são um farol, belas praias, águas ótimas para pesca, mergulho e caça submarina. Acesso por barco (45’), a partir do cais do mercado.

Praia de Imbetiba: é poluída em frente à R. Sacramento. Fica no Porto da Petrobrás.

Praia dos Campistas: fica do lado esquerdo do terminal da Petrobrás.

Praia de tombo: A areia é fina e solta. Tem barcos para aluguel. As águas ficam mais limpas à medida que se avança para oeste.

Praia dos Cavaleiros: é a favorita dos turistas. As pedras do canto norte, que a separam da Praia dos Campistas, são procuradas por pescadores. Tem um calçadão arborizado que é ponto de encontro de jovens. Boa para surfe.

Lagoa de Imboassica: águas calmas e quentes. Ventos bons para a prática de esportes náuticos.

Praia do Pecado: é muito procurada por surfistas e praticantes de bodyboard, pois tem ondas fortes. A areia é fina, escura e solta. Na ponta norte, uma ilhota de pedra é um ótimo local para mergulho (as águas são transparentes).

Praião (ou Grande): pouco movimentada, fica na de Barra de São João, ondas fracas, areia grossa e escura. Vista para a Ilha dos Trinta Réis e a Laje da Cruz (bons locais para mergulho).

Prainha: ainda na Barra, é enseada ao lado da Barra do Rio São João. Cuidado: as ondas quebram com violência.

Praia de Unamar: é extensa (10 km). Há vários condomínios, alguns com portarias que dificultam o acesso à praia. Boa para surfe e bodyboard.

Lagoa Doce: fica dentro da Enseada de Itabapoana. O mar é raso com ondas fracas.

Guaxindiba: tem casas de veraneio e de pescadores. Movimentada no verão. Perto da praia há um pequeno clube (com quadras, duchas, churrasqueiras e salão social), que permite a entrada mediante uma pequena taxa.

Praia de Atafona: com areia solta e amarelada. Nessa praia está a poluída Barra do Rio Paraíba do Sul. As águas são turvas e perigosas. Nos últimos anos, um fenômeno das marés fez o mar avançar e destruir casas e o pontal que o separa do rio.

São Tomé, Farol e Viegas: a primeira tem 12 km de extensão, a segunda perigosa para banhos, devido as ondas fortes e correntezas. Nessa praia são realizados campeonatos de surfe, pesca e hipismo. A terceira é continuação da Praia do Farol. Tem algumas casas de veraneio e de pescadores.

Praia da Barra do Furado: point de encontro dos sufistas em Quissamã. Ela dá ínicio a sequência de pequenas praias desertas com lagoas, que são mais frequentadas pelos moradores locais.

© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual