Santa Cruz Cabrália



Cidade histórica mais tranqüila que a vizinha Porto Seguro.

Na Praia de Coroa Vermelha: há um shopping onde os índios pataxós vendem artesanato. Crianças da tribo pedem dinheiro.A cruz que simboliza a Primeira Missa no Brasil, rezada na praia, atrai turistas vindos de Porto Seguro. Algumas construções históricas relembram o passado da cidade.

Praias:

Coroa Vermelha: local da Primeira Missa celebrada no Brasil. Enseada tranquila, boa para windsurf e caiaque, rasa, com recifes e areia grossa e branca. Há quiosques com artesanato dos indios pataxos.

Arakakai: de areia amarelada, uma bonita enseada de águas esverdeadas, com recifes e piscinas naturais formadas na maré baixa.

Lencóis: tem aproximadamente 3 km e é ideal para longas caminhadas sobre a areia grossa.

Praia de tombo: perigosa para banho é tão funda que permite a atracação de navios.

Barra do Rio Mutari: boa opção para banho de água doce.

Mutari: confundida com a dos Lencóis ou a da Coroa Vermelha. Tem ondas fracas boas para bodyboard e caiaque.

Ponta do Mutá: enseada com coqueiros, areia branca e grossa e ondas fracas. É uma das mais movimentadas da região. Tem trânsito de embarcações que levam turistas a Coroa Vermelha e ao Recife de Fora.

Guaiú: águas propícias para banho mesmo na maré alta, é bastante procurada pelos surfistas da região.

Santo Antônio: é dividida em duas praias: Santo Antônio, deserta; e dos Golfinhos, movimentada. Nela se localiza a maior estátua de Santo Antônio que é muito procurada por turistas.

Tartaruga: é uma praia tranquila com piscinas formadas pelos recifes; a areia é clara e fina. É boa pra pesca, e na praia podemos ver tartarugas que vem até a areia desovar.

Santo André: está entre as treze mais belas do Brasil. Na maré enchente é salgada e na vazante é doce. Para chegar a praia é necessário atravessar o rio São João de Tiba, as balsas saem de 30 em 30 minutos. Lá você saboreia ótimos frutos do mar.

Apuá/Outeiro: lá ficam os amantes da pesca, é um belo cenário de mar calmo e enfurecido nos recifes de corais.

© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual