São Sebastião



Cidade com praias de características próprias. Em Boiçucanga encontram-se mais restaurantes. As movimentadas Maresias e Camburi concentram a maioria dos bares e casas noturnas. Na área central de São Sebastião está a melhor estrutura de serviços. Montanhas e praias formam um quebra-cabeça, no qual os tons de verde e azul se encaixam em enseadas escondidas entre pés de abricós e ilhotas, que servem de pouso de aves marinhas.

Praias:

Praia de Paúba: a 1,5 km da rodovia, um pouco mais distante que as demais, mantém o ar tranqüilo de uma vila de pescadores, com os ranchos de pesca na boca de um rio (à esquerda), junto a uma colônia de férias. Tem também um pequeno comércio. Um labirinto de vielas leva à praia de areia fofa e clara, em meio às casas de veranistas e decaiçaras. Nos cantos, os morros cobertos por mata virgem fazem moldura para um mar limpo, traído às vezes por correntezas. No centro, há ondas boas para surfe. Em frente, a Laje de Maresias é um excelente local para uma aventura submarina.

Praia de Maresias: badalada, tem 4km de areias claras e finas e um mar muito verde. Boa para banho, mesmo com as correntezas, e esportes dentro da água, como surfe e bodyboard, ou fora dela. Na temporada há campeonatos de surfe, canoagem e natação. Em frente à praia há uma laje submersa com recifes e, ao longo, a Ilha de Alcatrazes é procurada para mergulho.

Praia da Juréia: é primitiva, de tombo, com ondas violentas e irregulares. É perigosa para banho, mas boa para surfe. Areia grossa e cheia de conchas. Guarda certo encanto, com Mata Atlântica remanescente e é limitada por costões.                                                 

Praia do Engenho: tem o nome herdado de um antigo engenho. Condomínios ocupam a faixa larga de areia solta e grossa. Quando o mar se agita, favorece a prática de surfe e bodyboard.

Barra do Una: é centro de esportes náuticos. Da marina do Rio Una partem lanchas e iates para passeios até ilhas e mangues. As ondas são fortes nos costões desertos e a maré é mansa na restinga ao pé do morro. Apenas duas vielas no canto esquerdo dão acesso à praia. O Rio Una, de águas escuras e mansas, enfrenta desmatamento e excessiva ocupação de suas margens.

Praia de Juquehy: tem águas verdes e transparentes e, 3,5km de areia para caminhadas. Há barzinhos onde se come peixe frito e, aluguel de barcos para um passeio às ilhas, com duas prainhas paradisíacas.

Barra do Sahy: mar calmo e vila caiçara. Dividem a paisagem com condomínios sofisticados.

Camburi e Camburizinho: são as mais badaladas, ponto dos surfistas e de famosos como Emerson Fittipaldi.

Praia de Boiçucanga: praia de tombo, em forma de ferradura, com areia amarelada e fofa. Reúne a melhor estrutura de serviços e lazer ao sul de São Sebastião. Para mergulhos, pesca ou passeio, a Ilha dos Gatos é a mais indicada. A 2km do povoado estão três belas cachoeiras, na encosta da Serra do Mar (acesso pela Estrada do Cascalho, mais 10 de caminhada).

Praia Brava: o mar violento justifica o nome e a fama dessa praia selvagem, encravada nos costões da serra entre Boiçucanga e Maresias. O acesso tortuoso, tanto por mar como por terra, só anima os entusiastas de surfe, trekking ou off-road. Em dias chuvosos é muito difícil chegar.

Praia Grande: praia de canal, inclinada e de areias grossas e escuras, tem orla com coqueiros-anões. Sedia posto dos bombeiros (Grupo de Busca e Salvamento).

Praia de Barequeçaba: tem faixa larga de areia, plana e escura. A praia é voltada para o canal e densamente ocupada por casas de veraneio.

Praia de Guaecá: são 2 km de praia reta, dividida por um rio, entre a Ponta do Tapuá e o Morro das Sete Voltas, procurado para saltos de paraglider. Areias claras e soltas, ondas suaves, ótimas para banho.

Praia Toque-Toque Grande: encantadora enseadinha com águas que vão do verde ao azul. Ao contrário do que o nome sugere, tudo aqui é pequeno (menos a beleza). Em frente à praia de tombo de areia grossa, dourada e solta, há uma pracinha ajardinada com capela. As ondas são fortes no meio e mais fracas nos cantos, servindo a surfistas e banhistas. Pontas de Toque-Toque convidam ao mergulho e à pesca. E há uma grande cachoeira na entrada, junto à rodovia.

© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual