Santos



A infra-estrutura inclui os jardins, os canais de drenagem de águas pluviais, salva-vidas sanitários e telefones públicos. Tem várias atrações interessantes, como o Museu da Pesca, a Fundação Pinacoteca Benedito Calixto, o Prédio da Bolsa de Café, o Orquidário e o aquário municipal.

Praias:

Praia do Boqueirão: hoje é um movimentado ponto de encontro. Local onde terminava o Caminho Velho da Barra, a única entrada para o mar há cerca de 150 anos.

Praia do Gonzaga: tem a vida noturna agitada. Tem faixa de areia escura, fofa e grossa.

Praia José Menino: tem ondas fracas, areia escura e fofa e um calçadão ajardinado. Praticantes de asa-delta saltam do Morro do José Menino.

Ponta da Praia: também é um ponto de saída para a pesca, mergulho (Laje de Santos) e de passeios pela Baía de Santos. É uma praia estreita e margeada por muradas, fica junto à entrada do estuário do porto. Da Ponte dos Práticos pode-se observar o movimento dos navios. Saídas ininterruptas para o Guarujá.

Praia de Aparecida: fica entre os canais 5 (Embaré) e 6 (Ponta da Praia). Trecho de 1 km que reúne opções de comércio e lazer.

Praia do Embaré: local da antiga chácara do visconde de Embaque mandou construir uma capela para Santo Antonio (1875), hoje Basílica de Santo Antonio do Embaré. O nome, em tupi, significa que as águas são boas para banho, mas confira antes a bandeirinha. Procurada para surfe.

Praia Grande: O mais popular balneáo paulista com 32 colônias de férias, 22,5 km de mar aberto. A orla foi reurbanizada, implantando um novo paisagismo e passou a combater a poluição. Cidade Ocean fica junto ao movimento comercial central. Tem posto de salva-vidas. Nos fins de semana há uma feirinha de artesanato. 

Praia Canto do Forte: à direita do Morro de Itaipu. Tem areia batida e grossa e mar de ondas fracas. Urbana, com um quartel e ponto final do bondinho (jipe com vagonetes) que cruza a avenida litorânea até a Cidade Oceanos nos fins de semana.

Praia da Aviação: há um campo na avenida costeira, com hangares e escola de pilotos. Vôos panorâmicos para turistas.

Vila Caiçara: com 3 km de extensão é um dos balneários mais antigos.

Balneário Flórida: com 3,5 km de extensão, totalmente ocupado por prédios e casas na década de 60.

Solemar: tem faixa de areia batida, escura e grossa.

© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual