Bertioga



Mar calmo, com 40km de  extensão, paralelo a extensas áreas de mata atlântica, mata de restinga, manguezais, rios, cachoeiras - refúgios de onças e do mono-carvoeiro, o maior macaco da América Latina- é o que você encontra em Bertioga.

Os primeiros habitantes, os índios tupis, vivem numa aldeia em Boracéia. Na Riveira de São Lourenço, prédios sofisticados. Na selvagem Itaguaré, pescarias no rio. Guaratuba tem hotéis e condomínios com guaritas que controlam a entrada. Mesmo com 40 km de praias, boa parte da orla, ainda não é urbanizada.

Praias:

Praia de Itaguaré: o Rio Itaguaré forma lagoas de água doce na praia de mata primitiva. O mangue à beira do rio é procurado por pescadores.

Praia de São Lourenço: extensa, plana e reta. Boa infra-estrutura de serviços. Há um molhe de pedras e uma ilhota.

Praia de Indaiá: fica junto ao costão do Morro da Enseada, trecho mais conhecido como Ponta de S. Lourenço. Tem faixa extensa de areia escura e águas mansas. É um porto seguro para barcos. 

Praia de Vista Linda: tem faixa de areia escura e dura e um mar calmo. Nota-se um crescimento desordenado de casas de veraneio. Possui uma colônia de férias do Sesc.

Praia da Enseada: é a mais freqüentada da cidade. Tem ondas fracas e faixa larga de areia escura e dura. É ocasionalmente imprópria para banho (segundo a Cetesb). Ao sul está o Forte de São João, onstruído em 1547. Tem travessia de 5 de balsa para o Guarujá, só para passageiros.

Praia de Guaratuba: orla plana, de areia clara e batida, com poluição ocasional. Os rios cercados de manguezais e a mata primitiva cederam espaço à crescente especulação imobiliária. O acesso é controlado por seguranças na entrada de um condomínio.

Praia de Boracéia: vai até a divisa com S. Sebastião,no Rio Guaratuba. Urbanizada ao longo da rodovia, tem faixa de areia escura e compacta. Em julho é realizada a Festa da Tainha.

© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual