Futvôlei

O futvôlei é um esporte originado nas praias cariocas por volta de 1960, que se expandiu e já é praticado na Holanda, Itália, França, Grécia, Tailândia, Portugal, Canadá, Estados Unidos, Havaí, Argentina, Uruguai, Espanha, Suiça e Áustria.

É praticado numa quadra na areia de 9X18m, muito parecida com a de vôlei de praia, a quadra é dividida ao meio por uma rede com 2,20m de altura. Pode ser jogado por duplas ou times de quatro; a bola deve ser tocada com qualquer parte do corpo, menos bracos e mãos, assim como no futebol. Cada time tem direito a tocar três vezes na bola, sendo que não o mesmo jogador, passando-a no terceiro toque para a quadra adversária. O jogo é disputado por sets de 18 pontos sem vantagem.

O futvôlei começou a se espalhar pelo resto das ruas de Copacabana; em 74 chegou ao Leme e em 75, foi levado pra Ipanema e contou com a adesão de jogadores profissionais. A partir dos anos 80 o futvôlei teve grande desenvolvimento chamando atenção da imprensa e o interesse de patrocinadores, assim, em 84, a televisão descobre o futvôlei em Ipanema e promove desafios e disputas interestaduais com prêmios aos vencedores.

Na década de 80 é que surge o futvôlei feminino nas quadras da Miguel Lemos, em Copacabana. A presença feminina nos torneios, exibições, filmagens, partidas mistas e competições só cresce a cada ano, já que o futvôlei é um esporte mais “delicado” que o futebol pois não tem contato direto entre as competidoras.

Na década de 90 foi criado o Super-Futvôlei 4X4, que tinha como idéia aumentar a cobertura do campo e permanência da bola em jogo; além disso, tinha como objetivo promover encontro e confraternização de esportistas. A mídia identificou isso e promoveu diversos encontros de repercussão nacional, como os de 99 e 2000, que foram transmitidos pela Rede Globo. O encontro de 2000 foi marcado pela presença de jogadores internacionais.

Curiosidades:

- O melhor jogador de todos os tempos no futevôlei chama-se Renan Lemmers(Rio de Janeiro, Brasil).

- O praticante mais famoso de futevôlei chama-se Romario de Souza Farias ou o 'Baixinho' (Tetra-Campeão no futebol com o Brasil em 1994).

- As duplas consideradas imbatíveis eram: Crioulo e Gugu (Copacabana), Marcelo e Leivinha (Ipanema), Edinho (da Seleção) e Hulk (Copacabana), Gugu e Jonas.

- Em 93 o prêmio “Bola de Ouro” dado anualmente pela Pênalti aos melhores atletas do ano em diversas modalidades esportivas, os ganhadores foram: Renan – atleta e Luis Cláudio “Crioulo” – dirigente.

- Craques do esporte: Dico, Alexandre, Gaetano, Ebinho, Café, David, Helinho, Leo Tubarão, Marcinho, Belo, Magrão, Marcelinho, Claudevan, Chumbinho e Cabeção.
© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual